Telefone sem fio
7 de maio de 2022, 15h
Toca da palavra (Rua do Rosário, 206, São Cristóvão)*
Telefone Sem Fio, uma brincadeira para a qual o ruído, a intervenção e a memória importam, é um ciclo de leitura, performance e pesquisa criado na cidade de São Cristóvão. Por meio dessa plataforma, quero associar o ato de leitura coletiva a uma espécie de jogo no qual a confluência de linguagens toma a dianteira.
Para cada evento, convido pelo menos dois artistas cujos trabalhos borram fronteiras — trabalhos que misturam escrita e oralidade, imagem e palavra e outros correlativos. Ao mesmo tempo, proponho um jogo performático que pode envolver gestos corporais, ações com um objeto ou indicações de leitura, por exemplo.
Na primeira edição, convidei Jhon Eldon e Lucas Ribeiro Rocha — dois artistas com interesses, linguagens e trajetórias distintos, mas que conseguem elaborar um tom irônico a partir de representações do escatológico, algo em comum entre eles.
Para os convidados, a proposição foi a seguinte: uma ação com o livro.
O lugar do encontro foi a Toca da Palavra, espaço de economia criativa do centro histórico de São Cristóvão. Lá, fizemos também o lançamento do LIVRO DE NOTAS, de Jhon Eldon, trabalho de escrita que, além da página no Instagram, ganhou o suporte de fanzine. Segundo a biografia na rede social, LIVROS DE NOTAS é um trabalho de “escrita do instante. acaso e epifania. teclas virtuais e pulsão de dizer”, o que também pode se dizer do Telefone Sem Fio.
---
Curadoria: Luís Matheus Brito.
Produção: Bibok Cultural, Casa Cosmos, edições blague e Toca da Palavra.
---
*Em algumas ferramentas de geolocalização, a Rua do Rosário aparece como Rua Cel. Erondino Prado. Preferimos, é claro, do Rosário ao coronel. Nesse caso, um ponto de referência é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.